quinta-feira, 16 de maio de 2013

26.ª Jornada: Junqueira, 3 - A. D. C. Santa Isabel, 1

Matematicamente afastados da luta pela subida de divisão




Os juniores da Santa Isabel perderam na deslocação ao pavilhão Sta. Cruz Bispo, para defrontar o Junqueira, e ficaram matematicamente afastados da luta pela subida de divisão. Uma grande partida de futsal, disputada por duas (das três melhores, na nossa opinião, juntamente com o Juv. Gaia) das equipas que melhor futsal (futsal positivo) praticam e que apesar da dolorosa derrota não é muito difícil de explicar.
Como dissemos, frente a frente estavam duas das melhores equipas da competição, mas com uma grande diferença entre elas. De um lado estava a Santa Isabel, uma equipa desmotivada, que sabia que mesmo vencendo estaria "apenas" a adiar o inevitável (falhar o objetivo da subida) e do outro lado estava o Junqueira, uma equipa altamente moralizada que sabia que, em caso de vitória, ficaria a apenas um ponto da zona de subida.
Este estado anímico bastante díspar com que entraram na quadra as duas equipas acabou por ser decisivo para o resultado final.
O Junqueira entrou, então, muito forte e moralizado e logo aos dois minutos chegou à vantagem, aproveitando uma perda de bola de Marcelo em zona proibida. Ainda assim, a Santa Isabel chegou à igualdade, três minutos depois e contra a corrente do jogo, num livre direto bem convertido por Rúben Santos.
Era, no entanto, o Junqueira quem dominava. Jogava com mais intensidade, ganhava a maior parte das bolas divididas, criava mais oportunidades, jogava, no fundo, com mais alegria. Por isto tudo o 2-1 alcançado pela equipa da casa, três minutos depois do empate, numa boa jogada coletiva não foi mais que o repor da justiça no marcador.
Até, sensivelmente, 12 minutos do primeiro tempo o Junquiera continuou melhor. Depois disso, naturalmente pois não era possível manter sempre aquele nível, abrandou e a Santa Isabel também melhorou após algumas alterações no cinco e do minuto de desconto pedido pelo seu treinador.
Todavia a Santa Isabel iria receber novo duro golpe ao sofrer o 3-1. Desta vez era o Junqueira que marcava contra a corrente do jogo e num lance absolutamente fortuito. A Santa Isabel sofria, assim, mais golos em meia parte de um jogo do que em qualquer outro jogo da época e o final deste período foi penoso para os jovens gaienses.
Ainda assim, esta equipa de juniores da Santa Isabel já provou, por diversas vezes, que nunca desiste. E assim foi. A equipa entrou para a segunda parte com outra intensidade, muito mais forte, foi melhor em praticamente todo esse período, criou imensas oportunidades de golo, mas do outro lado estava outra boa equipa, mais experiente e que soube sempre controlar o jogo e os ritmos do mesmo, aproveitando também as transições ofensivas para criar perigo.
Para além disso viu-se, mais uma vez, o défice de finalização da Santa Isabel que tanto prejudicou, ao longo da época, os objetivos da equipa.
O resultado não se alterou na segunda parte e o Junqueira ganha com justiça pois aproveitou melhor (com golos) o período em que esteve por cima.
Aos juniores da Santa Isabel resta agora cumprir o objetivo inicial da época, ficar entre os cinco primeiros.

Destaques individuais:

João Bizot - Regressava à competição depois de meses de ausência, mas nem parecia. Grande qualidade técnica e grande carácter a demonstrar que é um jogador especial. Só faltou o golo.
Rúben Santos - Também regressou à equipa depois de cumprir dois jogos de castigo. Fez um golo e esteve quase sempre bem. Pena que nos minutos finais não tenha mantido o discernimento.
Jota - O jogador com o nível exibicional mais regular ao longo de todo o encontro.

Equipa inicial: Nuno; Marcelo (cap.), João Bastos, Jota, Rúben Santos.
Jogaram ainda: Ricardo Moreira, Paulinho e João Bizot.
Suplentes não utilizados: Sérgio André; Tiago Silva, Fábio e Cavadas.
Disciplina: A - Marcelo e Jota.


Sem comentários:

Enviar um comentário